Análises AgronômicasNutrientesSolos

Você sabe qual é o tripé da fertilidade do solo?

By 6 de março de 2023 No Comments

Inicialmente, começa-se com a análise da área para saber como está o PH do teor de fósforo, potássio de cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes. Após isso, teremos informações para tomar a decisão correta.

Supondo que temos um PH de 3,5, saturação por bases de 25%, saturação de alumínio de 20%, e comprar um fertilizante especial de alto desempenho, o mesmo não servirá porque o solo não está corrigido. Então, sempre começar pelo pilar CORREÇÃO. Se precisar de calcário, ou corrigir níveis de fósforo e potássio.

Somente após isso, começarmos o pilar adubação, com as informações da análise de solo, da cultura agrícola que estará trabalhando, das características específicas daquele solo e também da expectativa de produção que se tem, para poder montar um bom planejamento de adubação.

Após, partindo para a conservação, independente se será feita uma elevação da fertilidade do solo ou uma correção, a fertilidade alta deve ser conservada para as próximas safras, através do sistema de plantio direto, plantas de cobertura e terraços, enfim, uma série de técnicas de conservação para que assim se consiga uma máxima fertilidade do solo, pois ela é a fundação da nossa lavoura.

Se você estiver precisando fazer uma análise de solo completa para saber como estão os macro e micronutrientes da sua lavoura, faça com a SOLUM LAB. Clique no link abaixo e saiba mais:

https://www.solumlab.com.br/links/

Leave a Reply