WEBSÉRIE: Tipo de solos Brasileiros

6 tipos de solos que somados correspondem a mais 90% dos tipos existentes no Brasil

1º Latossolo

2º Argissolo

3º Neossolo

4º Plintossolo

5º Gleissolo

6º Luvissolo

Os solos são a base de sustentação de toda vida no planeta. Além de oferecer sustentação física, é ele que fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos vegetais, que por sua vez servirão de alimentos aos animais.

Estes nutrientes são provenientes da rocha de origem, as quais surgiram na formação do planeta. Com o passar do tempo a água das chuvas, o vento, e as variações de temperatura, vão desgastando essas rochas e o produto resultante é o nosso solo.

Como pode-se perceber, sua formação é um processo que ocorre muito lentamente, na ordem de 1 cm em 200 anos. Os solos agricultáveis que conhecemos hoje foram formados em milhares de anos. Por essa razão, o cuidado com a sua conservação é tão importante.

O uso racional dos solos, incluindo os aspectos conservacionistas, passa, necessariamente, pelo conhecimento. O conhecimento básico neste caso é saber quais são seus tipos e características.

No Brasil, a EMBRAPA coordena os trabalhos de classificação de solos realizados por diversas instituições, os quais são compilados no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SIBICS).

Nas próximas semanas abordaremos quais são os principais solos brasileiros. Não perca!

Artigos relacionados:

Perfil de Solo: numa perspectiva em três dimensões

Cinco passos para interpretar corretamente uma análise de solo

Leave a Reply