Precisão, rapidez e baixo custo

Em nossas análises agronômicas

NIR (NIRS- Near Infrared Spectroscopy)

A espectroscopia no infravermelho próximo é uma técnica analítica, que possibilita a realização de análises com precisão, rapidez, baixo custo e pouca manipulação de amostras. Esta técnica foi reconhecida como uma poderosa ferramenta para análises quantitativas e qualitativas de parâmetros químicos e físicos nos mais variados tipos de amostra.

Sementes

Sementes de baixa qualidade, que não apresentam um bom percentual de germinação, baixo vigor e com sua sanidade comprometida, resultarão em culturas com baixo potencial produtivo. Com isso, a análise da qualidade destes insumos torna-se uma ferramenta essencial para que o produtor colha bons frutos de sua lavoura.

Foliar

Determinação dos teores nutricionais de Macro e Micronutrientes em tecido vegetal N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Fe, Zn, Mn, B.
Metodologia ESALQ – USP

Fertilidade

Partindo do pressuposto que a análise de solo é o ponto inicial para o desenvolvimento de uma agricultura produtiva e de qualidade, não deve-se deixar de avaliar os demais fatores pelos quais essa atividade deve passar.

Portanto, a determinação da fertilidade atual do solo é de fundamental importância, tendo influência na qualidade de todo o processo produtivo. Neste ponto, a principal ferramenta utilizada para avaliar a fertilidade do solo são as análises físico-químicas do mesmo, sendo o método mais rápido, preciso, seguro e de menor custo, servindo de base para o uso racional de corretivos e fertilizantes.

Fertilizantes

Minerais: N Total, P2O5 solúvel em CNA + H2O, K2O solúvel em água e análise granulométrica.
Teores totais de Ca, Mg , S, Cu, Zn, Fe, Mn, Co, Ni, Mo.
Solúveis em água: N, P2O5, K2O, Cu, Zn. Fe, Mn, B, Co, Ni e Mo.
Orgânicos: Umidade a 60-65 °C, N Total, P2O5 solúvel em Ácido Cítrico 2%, K2O solúvel em água, pH em CaCl2,CTC , Carbono Orgânico e teores totais de Ca, Mg, P, K, S, Fe, Zn , Cu, Mn e B.
Corretivos: Umidade, teor de óxido de magnésio (MgO), óxido de cálcio (CaO), Poder de Neutralização (PN) e Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT).

Nematologia

Neste cenário, o Solum Laboratório trabalha com os serviços de análise dos principais nematoides fitopatogênicos, dentre estes:
Identificação (gênero e espécie) e quantificação dos principais fitonematoides presentes em solos e associados à raízes de diversas culturas (soja, milho, algodão, etc…), como: Meloidogyne spp., Pratylenchus spp., Heterodera glycines, Rotylenchulus reniformis, dentre outras.
Detecção e quantificação de cistos de Heterodera glycines
(nematoide do cisto da soja) em solos.

A Solum Laboratório tem como princípio básico a segurança e confiabilidade nos resultados gerados. Essa garantia é obtida a partir de um sistema de gestão da qualidade que envolve:

Nós da Solum possuímos acreditação pela Cgcre para Ensaios NBR ISO/IEC 17025 sob número CRL 1480, garantindo a competência e o padrão de qualidade internacional dos nossos processos operacionais e resultados gerados. Consulte nosso escopo de acreditação, pelo link: INMETRO.

Clique aqui para consultar nosso escopo de acreditação
selo-inmetro-17025
certificado solum de acreditação
selos de certificados e acreditação
Possuímos também

Credenciamentos no MAPA

Nossos laboratórios de sementes, fertilizantes e corretivos possuem credenciamento no MAPA, e além disso, apresentamos selos de qualidade em programas de ensaios de proficiência reconhecidos em todo território nacional, entre eles: programa de solo do Instituto Agronômico de Campinas – IAC e programa de proficiência para tecido vegetal da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – Esalq.
Participamos também de outros programas que atestam a qualidade do laboratório como é o caso do programa da Rede Metrológica para os serviços de sementes e análises interlaboratorias com outros laboratórios de nematologia.

Na Solum somos especialistas em análises agronômicas

Fale agora mesmo com nossos consultores.

Consultoria on-line

Nossos Parceiros