Utilizar fertilizantes de qualidade garante que a planta receberá as quantidades necessárias de nutrientes que precisa para se desenvolver

Os fertilizantes são responsáveis por disponibilizar às plantas os nutrientes essenciais, auxiliando no seu desenvolvimento e crescimento.

Existem os fertilizantes orgânicos e inorgânicos:

  • Os fertilizantes orgânicos foram os primeiros a serem utilizados na agricultura. São obtidos a partir de restos de matéria orgânica de animais e vegetais. Como, por exemplo, esterco, bagaços, farinha e restos de vegetais, que podem estar em decomposição ou já decomposto. Esses tipos de fertilizantes possuem ação mais lenta na liberação de nutrientes para planta quando comparado aos inorgânicos.
  • Os fertilizantes inorgânicos são obtidos através da extração de minerais, onde contém quantidades necessárias dos principais nutrientes para o desenvolvimento da planta como o nitrogênio, potássio e fósforo. Os fertilizantes inorgânicos ou minerais disponibilizam os nutrientes rapidamente para as plantas. Além disso, possuem composição química conhecida, possibilitando realizar os cálculos da quantidade necessária para a planta. No entanto, deve-se tomar o cuidado para não realizar seu uso em excesso, pois isso irá alterar a composição do solo.

Entendendo a qualidade dos fertilizantes

Confira nosso post em que explicamos como a amostragem de solo pode ser um fator determinante para garantir uma boa análise!

Uma análise do solo bem executada indicará as condições de fertilidade e o estado nutricional de uma área estabelecida. A partir dessa análise é possível determinar diversos fatores, como, o Teor de matéria orgânica; de argila, silte e areia, e as características químicas de macro e micronutrientes.

Desta forma, o produtor deve ter em mente que todos os serviços de análise, interpretação e recomendação se basearão na amostra coletada na propriedade. Ou seja, a qualidade de toda a cadeia depende em sua maioria de uma amostragem bem feita.

Para saber mais clique aqui!

solum-laboratorio-blog-fertilizantes

Na Solum somos especialistas em análises agronômicas

Fale agora mesmo com nossos consultores.

Consultoria on-line

Leave a Reply