Análises Agronômicas

O que pode acontecer se eu não fizer uma análise de solo?

By 28 de fevereiro de 2023 No Comments

As desvantagens para o produtor rural que está em meio ao processo de plantio são inúmeras. Começando pelo fato de que, pode diminuir a sua lucratividade, o fazendo perder dinheiro.

Por não saber qual é a concentração de nutrientes, a quantificação de cálcio, fósforo, potássio e micronutrientes, o produtor pode estar utilizando mais fertilizantes do que é necessário, sem impacto na produtividade, ou colocando menor quantidade, comprometendo uma produção potencial mais alta, de qualquer forma, gerando perda de lucros.

Outro ponto importante, pode causar um desequilíbrio nutricional do solo (o que é grave). Pois existem concentrações adequadas de cálcio, magnésio e potássio, e um solo equilibrado também é um solo mais saudável, mais propício para o desenvolvimento das plantas e para altas produtividades. A falta de nutrientes limita a produção! Quando se é feita uma análise de solo, sabe-se exatamente qual é a concentração de macro e micronutrientes, e aí então se consegue fazer uma eventual correção necessária, o procedimento correto para a cultura agrícola específica. Portanto, para uma agricultura moderna deve-se fazer análise de solo, que é uma ferramenta barata e que muitas vezes traz retorno ao investimento feito.

O laboratório SolumLab trabalha com análise de solo detalhada, de macro e micronutrientes. Clique no botão abaixo e conheça!

Leave a Reply