Inovação

Novo método de análise agronômica

By 19 de julho de 2019 outubro 7th, 2021 No Comments

Espectroscopia no infravermelho próximo

A espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS- Near Infrared Spectroscopy) é uma técnica de análise antiga, que possibilita a realização de análises químicas com precisão, rapidez, baixo custo e pouca manipulação de amostras. Esta técnica foi reconhecida como uma ferramenta poderosa para análises quantitativas e qualitativas de parâmetros químicos e físicos. Normalmente ocorre em compostos orgânicos, podendo ser aplicada em análises de solo (matéria orgânica e textura); de fertilizantes; de tecido vegetal; de seiva; físico-químicas de grãos e de ração.

Hoje, traremos o uso da metodologia de maneira indireta, com intuito de inovar o método de referência convencional, que utiliza reagentes químicos e equipamentos de alto valor como ICP e ABSORÇÃO ATÔMICA, além de muita mão de obra.

Análise mais detalhada

Este novo método proporciona que um maior número de parâmetros e análises possam ser realizados de maneira mais otimizada. Um grupo de amostras selecionadas são previamente analisadas pelo método de referência convencional, de maneira a calibrar o NIR, para que então ele possa ler as impressões das amostras. Através de uma modelagem estatística, o software atrela as impressões ou o fingerprint de cada amostra aos resultados obtidos nas análises convencionais.

O cruzamento dessas informações gera um modelo estatístico que irá, a partir de então, realizar predições de amostras de fertilizantes desconhecidas, apenas aplicando sua equação matemática e excluindo todo o processo em que antes eram necessários reagentes químicos, equipamentos de alto valor agregado, mão de obra, etc.

Além de otimizar os processos de análises químicas e ambientais, a tecnologia:

  • Permite análise simultânea de vários parâmetros;
  • Apresenta-se não destrutiva e não invasiva;
  • Possui alta velocidade de processamento das informações e rápido fornecimento de resultados quantitativos;
  • Não consome reagentes químicos nocivos ao meio ambiente;
  • É menos laboriosa e de custo relativamente baixo, quando comparada a suas congêneres.

Com vistas a atender essa demanda emergente, a tecnologia desempenhada pelo NIR possibilita grandes grupos agroindustriais, produtores, consultorias agronômicas e revendedoras de insumos a baixar o custo para posicionar melhor produtos e insumos. Dessa forma, resulta em análises completas com agilidade, retornando uma avaliação rápida e precisa de 100% de lotes, resultando em diminuição de custos indesejados.

Conheça o perfil de Solo: numa perspectiva em três dimensões

Na Solum somos especialistas em análises agronômicas

Fale agora mesmo com nossos consultores.

Consultoria on-line

Leave a Reply