Nematoides

Nematoides das galhas e as consequência na lavoura

By 4 de maio de 2023 No Comments

Um problema bastante latente em algumas regiões produtoras de Soja no Brasil são os nematoides das galhas. Esses nematoides têm alguns sintomas característicos que nós devemos saber identificar para depois montar as melhores estratégias de controle, porque se não forem controlados, vão crescendo ao longo dos anos, e então, vão se tornando um problema cada vez maior e o produtor vai perdendo cada vez mais dinheiro.

O nematoide das galhas aqui é caracterizado por essa formação de galhas nas raízes, parece que a raiz fica inchada mesmo. É diferente, por exemplo, de um nódulo de fixação de nitrogênio, que consegue-se destacar. Aqui, a galha você não consegue destacar com facilidade. Você terá também uma redução do volume do sistema radicular. Ao invés da planta de Soja conseguir desenvolver esse sistema radicular para absorver mais nutrientes, mais água, desenvolve a parte aérea e produzir mais, no final, fica travado. Isso compromete outra coisa, que é a redução da parte aérea da planta. Ela não consegue ter um desenvolvimento ideal, e isso, obviamente, diminui os componentes de rendimento, porque eu vou ter menor parte aérea, menos folhas, nós, vagens, grãos e tudo mais. E a presença também da folha Carijó.

Então, fique atento: Os nematoides não serão notados em área total. Serão notados principalmente em algumas reboleiras. Com isso, pode-se ter plantas mais amareladas e também a presença da folha carijó. Para evitar esse problema, deve ser feita uma análise do solo, a análise nematológica para identificar questões relacionadas a quanto que terá desse nematoide e em que áreas. E então, conseguir montar um plano de controle mais assertivo.

Aqui na SolumLab temos o serviço de análise nematológica. Clique no link abaixo e entre em contato.

Leave a Reply