O solo é um recurso natural vital para o funcionamento do ecossistema terrestre, além de ser a base para a produção agrícola, ele possui uma atividade biológica altamente concentrada nas primeiras camadas do solo. Os microrganismos realizam diversas funções essenciais para o solo, tais como, decomposição da matéria orgânica, liberação de nutrientes em formas disponíveis às plantas e degradação de substâncias tóxicas, além disso, formam associações simbióticas com as raízes das plantas e atuam no controle biológico de patógenos, influenciam a solubilização de minerais e contribuem para a estruturação e agregação do solo

A presença desses microrganismos em determinado solo é função das condições ambientais dominantes e das suas características genéticas. Dessa forma, existem fatores ambientais (abióticos) que limitam a sobrevivência e a atividade dos microrganismos do solo, alguns deles são a temperatura e o pH do solo.

Temperatura do solo

A temperatura é um fator que determina a distribuição e a atividade dos microrganismos do solo. Com relação à atividade microbiana, a temperatura afeta diretamente a fisiologia dos microrganismos e indiretamente exerce mudanças no ciclo de nutrientes e na atividade da água.

pH do solo

O pH do solo representa importante determinante para a atividade e distribuição dos microrganismos. O pH de um solo é dependente de um grande número de fatores e processos, depende do material de formação do solo, do grau de adubação, da exportação de bases trocáveis pelas plantas, a atividade microbiana de decomposição da matéria orgânica, entre outros, todos contribuem para a modificação do pH do solo. 

Com relação ao pH do solo, os microrganismos classificam-se em: 

  • Insensitive ou indiferentes – toleram uma ampla faixa de pH.
  • Neutrófilos – não toleram acidez ou alcalinidade. 
  • Acidófilos – crescem melhor em condições ácidas. 
  • Basófilos – crescem melhor em condições alcalinas. 

Além disso, o pH influencia a disponibilidade e toxicidade de nutrientes minerais, tais como, Fe, Mn e AI, sendo assim pode prejudicar a microbiota do solo. Em solos ácidos, ocorre a toxicidade por Mn e AI, já em solos alcalinos esses elementos estão indisponíveis. Gostou desse conteúdo? Fique ligado para acompanhar nossos próximos artigos, nos acompanhe também em nossas redes sociais @solumlab

Fonte: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/35904/1/Doc164.pdf

Leave a Reply