O Brasil é um dos principais produtores e exportadores agrícolas do mundo, o mercado de fertilizantes é um segmento importante para o país e os preços de adubos pesam consideravelmente no custo de produção agrícola, devendo ser levados em conta durante o planejamento da safra e compra de insumos.

Os principais objetivos da análise do solo são:

É importante destacar que mais de um fator é responsável pelas oscilações dos preços dos insumos agrícolas, além disso, um fator geralmente interfere no outro, dentre eles:

Preço do Dólar

Apesar do Brasil ser uma grande potência agrícola, a indisponibilidade de recursos naturais para a fabricação de insumos agrícolas, entre outros motivos, torna o dependente da importação de fertilizantes para a produção de suas lavouras. Então, a variação do preço do dólar possui um impacto direto no custo pago pelo produtor brasileiro.

Custo da Matéria Prima

A variação dos custos da matéria prima que é necessária para a produção dos insumos está diretamente ligada ao preço dos fertilizantes.

Preço das commodities agrícolas

O preço de commodities agrícolas, como milho e soja está diretamente ligada com os preços dos fertilizantes, pois altera o bolso do produtor agrícola. Quando os preços dos produtos caem, o lucro do produtor diminui e consequentemente o produtor diminui a aquisição de insumos, ocasionando no aumento dos estoques destes produtos.

Sanções comerciais e políticas econômicas

Políticas econômicas e sanções comerciais podem afetar a demanda por fertilizantes, impactando assim o seu preço em determinado mercado. Tarifas e outras ações comerciais entre países também podem afetar a demanda e preço de fertilizantes, principalmente as tarifas relacionadas à comercialização de grãos.

Além disso, o que está acontecendo entre Rússia e Ucrânia também interfere diretamente com os preços dos fertilizantes. Como a Rússia é a mais importante fonte de fertilizantes para a produção agrícola do Brasil, no ano de 2021 ela foi responsável por cerca de 25% do total de fertilizantes importados. Então, as movimentações e relações políticas e econômicas da Rússia em relação ao mercado de fertilizantes impactam diretamente nas compras de insumos pelos produtores brasileiros.

Estoques

Os estoques de fertilizantes são os adubos que foram ofertados durante a safra, mas não foram comercializados até o final dela, e então será novamente ofertado na próxima safra. Como a oferta de insumo está diretamente ligada aos preços destes insumos.

Então, os fertilizantes, independente se é mineral ou orgânico, são insumos que possuem uma importância significativa na agricultura no Brasil, pois fornece ao solo os nutrientes necessários para fornecer para as plantas um bom ambiente para o desenvolvimento. Por esse motivo é recomendável que sejam utilizadas as técnicas adequadas de adubação e insumos que apresentem uma alta qualidade.

Leave a Reply