Entorno de 90% das culturas utilizadas para a alimentação e com alto interesse comercial são propagadas por sementes, entre essas nove são consideradas de extrema importância: a soja, trigo, arroz, milho, feijão, amendoim, sorgo, cevada e a beterraba açucareira, são culturas primordiais não apenas para alimentação humana, como para a alimentação animal e desenvolvimento de produtos tecnológicos, como produção de biocombustíveis.

Desde muito novos aprendemos na escola e em casa a função das sementes com experimentos simples de germinar o feijão e algodão umedecido, acompanhando assim o crescimento e evolução desta semente em uma planta. Quando se trata de uma lavoura as proporções se tornam muito maiores, com diferentes desafios, porém, as protagonistas pela origem e multiplicação de muitas espécies continuam sendo as sementes.

A escolha de uma semente com qualidade ruim pode comprometer toda a produção de uma lavoura, além de trazer muitos prejuízos financeiros para os produtores. Grande parte das culturas podem ser afetadas por patógenos bastante agressivos como vírus, bactérias, nematóides e diferentes pragas, que são muitas vezes transmitidos e disseminados através de sementes. Para que o produtor tenha a garantia de qualidade, a prioridade deve ser sempre investir em sementes certificadas.

O que são sementes certificadas?

Podemos definir sementes certificadas com base no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A certificação de sementes trata-se de um processo com um alto nível de controle de qualidade em todas as etapas, para a produção de sementes, incluindo o conhecimento desde sua origem genética até o controle de gerações plantas e multiplicação de sementes.

O uso de sementes certificadas é considerado uma das Boas Práticas Agronômicas, pois pode ser usada como um meio de prevenção ao ataque de pragas e competição entre plantas daninhas durante a fase inicial da lavoura, além de contribuir para a intensificação do potencial genético da semente, garantindo alta produtividade, padronização e maior resistência no campo.

Os atributos que garantem a certificação de sementes com alta qualidade são:

Pureza física

Que consiste na ausência de contaminações com outros tipos de sementes, sejam elas sementes de outras culturas, ou plantas invasoras, as chamadas plantas daninhas;

Qualidade fisiológica

As sementes devem apresentar alta taxa de germinação e vigor, além de apresentar uniformidade durante o todo o processo de desenvolvimento da planta.

Qualidade sanitária

Um dos atributos mais importantes, já que as sementes devem ser livres de pragas e doenças, que possam causar prejuízos futuros durante o processo de desenvolvimento da cultura, qualquer dano ou contaminação na propriedade. Um possível exemplo seria a propagação de doenças e pragas em silos, solos ou lavouras já instaladas.

Rastreabilidade

Com o uso de sementes certificadas é possível saber o local onde a semente foi produzida, com a qualidade assegurada desde o início do seu processo de produção. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é responsável por inspecionar a produção das sementes certificadas.

O MAPA estimula a utilização de sementes certificadas no Brasil por meio das ações de fiscalização contra a pirataria na produção e na comercialização.

Como funciona a regulamentação de sementes certificadas

Sementes

As sementes certificadas estão descritas na Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003 que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, regulamentado pelo Decreto nº 5.153, de 23 de julho de 2004. Todo o sistema de produção de sementes e mudas são organizados com base nessa regulamentação, além das normas complementares que podem variar conforme a região em que o produtor se encontra.

A lei apresenta todas as etapas referentes ao processo de produção, certificação e os procedimentos necessários para que seja mantida a qualidade e identidade no cultivo de cada espécie.

Os campos onde as sementes são produzidas costumam ser avaliados periodicamente ao longo de todo o ciclo produtivo, durante o processo de vistoria são coletadas informações e comparadas com os padrões estabelecidos pelas normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Esta coleta e análise de dados busca garantir que ao chegar no produtor as sementes tenham o melhor desempenho em campo, além de potencializar os efeitos de outros insumos agrícolas, como fertilizantes e defensivos.

Sementes piratas e seus riscos

Sementes

Podemos considerar sementes piratas aquelas que não passaram pelo processo de controle de qualidade durante a sua produção e que não possuem registro no MAPA.

As sementes piratas podem ser consideradas como um produto inferior, geralmente são vendidas de maneira informal por fornecedores descredenciados e até mesmo falsificadores.

O principal prejuízo deste tipo de semente está associado com a baixa qualidade, o primeiro dano a ser notado é a baixa taxa de germinação, ou germinações desuniformes , gerando assim falhas na lavoura e prejudicando o estabelecimento da cultura. As falhas acabam deixando espaços livres para a propagação de plantas daninhas, acarretando na competição entre a cultura e as plantas invasoras, o controle das daninhas acaba aumentando os gastos com defensivos agrícolas.

As sementes piratas também podem ser responsáveis pela manifestação de pragas e doenças que serão manifestadas no campo, com a implantação da lavoura.

Sem o controle de qualidade adequado essas sementes são ótimos hospedeiros para patógenos que podem contaminar solos e locais de armazenagem, causando assim prejuízos nas safras seguintes, encarecendo também a produção no campo devido a maior quantidade de aplicações de defensivos agrícolas.

Benefícios das sementes certificadas

Entre os inúmeros benefícios das sementes certificadas podemos citar:

  • A proteção da lavoura contra pragas, doenças e plantas daninhas, sendo essas as principais causas de prejuízos na lavoura e por safras menos rentáveis;
  • Aumento do potencial produtivo da lavoura;
  • Garante a qualidade dos grãos;
  • Aumenta a margem de lucro evitando gastos;
  • Conhecer sempre a procedência da semente e possuir respaldo em caso de problemas.

Como o Solum Seeds pode ajudar

Sementes

O uso de sementes certificadas com boa qualidade física, fisiológica e sanitária é uma das medidas mais eficientes de controle das doenças disseminadas por sementes, por isso é necessário que o produtor confira sempre a qualidade das sementes antes da semeadura, através das análises de pureza, germinação e sanidades realizadas em laboratórios credenciados.

Com a Plataforma Solum Seeds o revendedor pode monitorar a qualidade das sementes, desde a compra feita nos fornecedores até a entrega do produto para o cliente final, garantindo maior produtividade na colheita.

O Solum Seeds é uma ferramenta que disponibiliza as informações mais relevantes para os consultores, fornecedores e clientes, otimizando o fluxo e a qualidade das informações sendo uma plataforma online, com processo seguro e 100% rastreável,garantindo a qualidade, segurança e monitoramento de todo o processo através do aplicativo.

Para garantir o monitoramento e a qualidade das sementes, elas são sujeitas a coletas e análises laboratoriais em momentos estratégicos do processo, desde o fornecimento até a entrega para o cliente final, durante o processo realizamos a coleta de nos lotes selecionados, utilizando embalagens lacradas para cada lote, fotos de inspeção e georreferenciamento. As amostras são enviadas para o laboratório, onde serão realizadas análises criteriosas, com base nos testes credenciados pelo MAPA.

Os laudos são enviados a revenda, onde os lotes serão verificados e aprovados; os melhores lotes aprovados são enviados ao centro de distribuição da revenda ou diretamente para o produtor, ao chegar na propriedade do cliente final, os lotes são sujeitos a outro processo de análise laboratorial, validando ou não os lotes de forma definitiva; encerrando assim o processo.

Desta forma, através da plataforma Solum Seeds o revendedor oferece um produto confiável e de qualidade ao produtor, garantindo a fidelidade e a venda de seus produtos, e ao mesmo tempo agrega valor à sua venda.

Na Solum somos especialistas em análises agronômicas

Fale agora mesmo com nossos consultores.

Consultoria on-line

Leave a Reply