Nutrientes

Concentração de Nutrientes em Fertilizantes Orgânicos

By 18 de maio de 2023 No Comments

É sempre muito importante sabermos qual é a concentração real de nutrientes nos fertilizantes. Nesse caso aqui, uma cama de frango, que um produtor nos enviou: Tinha concentração de 1,8% de nitrogênio, 5% de fósforo (P205) e 3% de potássio (K20).

O avicultor estava vendendo a R$ 200,00/tonelada. E, comparamos com uma fonte mineral. Claro que existe diferenças entre fontes mineiras mais solúveis, né? Adubos orgânicos têm um certo tempo para ocorrer a mineralização. Mas, basicamente, comparando com 8-20-20, quatro sacos e meio vão fornecer 18kg de nitrogênio, 45kg de fósforo e 45kg de potássio. Então, o preço que estará pagando por quatro sacos e meio (e depende da região, depende da realidade), colocamos aqui, a R$ 180,00 o saco, vai estar custando essa quantidade de nutrientes: 810. Mas tudo isso, o produtor só consegue quando tem uma análise desse produto orgânico, por exemplo, de um organomineral. E então, pode comparar com diferentes produtos, diferentes realidades, e fazer uma avaliação segundo os critérios físicos. De logística, custo de frete e uma série de outros fatores, também próprios daquele fertilizante.

Mas um dos pontos que devemos nos atentar é a concentração de nutrientes. Se você tem um produto e está precisando fazer análise, saber de fato quanto tem de nitrogênio, de fósforo, de potássio e micronutrientes, nós da SolumLab fazemos esse serviço para você. Fazemos a análise das suas amostras. Se você está precisando disso, aqui na descrição tem todas as informações e contato.

Leave a Reply