No Brasil, o mercado de sementes disputa espaço com as sementes “salvas”, que são aquelas guardadas de uma safra para outra pelos próprios produtores rurais, e com sementes clandestinas oriundas de outros países; portanto, ambas não possuem procedência de qualidade. O produtor que pratica a multiplicação e/ou a venda ilegal de sementes, está sujeito às sanções administrativas do Governo e pode ser processado e obrigado a pagar pesadas indenizações aos obtentores.

Desvantagens do uso de sementes não certificadas

Revenda de sementes

solum-lab-sementes-com-fungos-desktop

O uso de sementes sem garantia gera prejuízos fiscais e a redução do investimento em pesquisa e desenvolvimento, além de diminuir a produtividade devido a menor qualidade das sementes, trazer risco na disseminação de doenças, plantas daninhas e pragas, provocando sérios problemas fitossanitários e ainda prejudica seriamente o sistema de produção de muitas regiões produtoras.

Com isso, é certo de que a utilização de sementes certificadas é mais viável ao produtor, já que ele tem a garantia de que o produto comprado foi cultivado de maneira correta, sem contaminantes, com alta taxa de germinação, vigor e qualidade e isenta de pragas e doenças.

E para agregar valor as vendas, o revendedor deve oferecer para o produtor uma semente com qualidade genética, sanitária e física, com alto vigor e poder de germinação, que satisfaça as necessidades do cliente e assim conquistando sua fidelidade.

Como o SEEDS agrega valor à venda de sementes

Revenda de sementes

solum-lab-blog-vantagens-da-adubacao-com-silicio-adubacao-silicatada-compensa

Com a Plataforma Solum Seeds o revendedor pode monitorar a qualidade das sementes, desde a compra feita nos fornecedores até a entrega do produto para o cliente final, garantindo maior produtividade na colheita.

É uma ferramenta que disponibiliza as informações mais relevantes para os consultores, fornecedores e clientes, afim de otimizar o fluxo e a qualidade das informações e dos processos. É uma plataforma online, com processo seguro e 100% rastreável, que garante qualidade, segurança e monitoramento de todo o processo através do aplicativo.

Para garantir o monitoramento e a qualidade das sementes, elas são sujeitas a coletas e análises laboratoriais em momentos estratégicos do processo, desde o fornecimento até a entrega para o cliente final.

Sobre o processo

No processo, primeiramente a plataforma recebe da revenda todas as informações da compra das sementes nos fornecedores; em seguida é realizado o cadastrado dos fornecedores e seus respectivos lotes; com isso, é feito um planejamento da fase de coleta dos lotes dos fornecedores. Com o planejamento feito, a equipe de campo se desloca até o fornecedor para realizar a coleta nos lotes selecionados, utilizando embalagens lacradas para cada lote, fotos de inspeção e georreferenciamento. Logo após as amostras são enviadas para o laboratório, podendo acompanhar esse percurso para garantir a sua qualidade e agilidade. Chegando ao laboratório os lotes passam por analises criteriosas, com testes credenciados pelo Ministério da Agricultura. Após a análise das sementes, os laudos com os resultados obtidos são disponibilizados na plataforma em diferentes formatos, sendo um deles com dados fotográficos, garantindo assim total transparência e credibilidade de todo o processo de avaliação destes lotes.

A visualização dos laudos é de fácil acesso pela revenda, onde os lotes serão verificados e aprovados; sendo que os melhores lotes aprovados são enviados ao centro de distribuição da revenda ou diretamente para o produtor. Ao chegar na propriedade do cliente final, os lotes são sujeitos a outro processo de análise laboratorial, validando ou não os lotes de forma definitiva; encerrando assim o processo.

Benefícios do SEEDS

Revenda de sementes

A utilização da plataforma traz diversos benefícios, como:

  • Aumenta o índice de recompra;
  • Traz a fidelidade do cliente;
  • Diminui os riscos de replantio;
  • Aumenta a eficiência logística;
  • Melhora a rastreabilidade do processo;
  • Reduz o risco de troca de lotes;
  • Identifica os problemas na origem;
  • Agrega valor ao produto;
  • Evita desgastes com o cliente e o fornecedor.

Dessa forma, através da plataforma Solum Seeds o revendedor oferece um produto confiável e de qualidade ao produtor, garantindo a fidelidade e a venda de seus produtos, e ao mesmo tempo agrega valor a sua venda.

Referências:

SILVA, Jean dos Santos; SILVA, Jéssica Elaine; VOLTOLINI, Giovani Belutti. Sementes de soja – Como agregar ao seu potencial? 2019. Disponível em: https://revistacampoenegocios.com.br/sementes-de-soja-como-agregar-ao-seu-potencial/. Acesso em: 18 nov. 2021.

MARQUES, José Roberto. 4 AÇÕES PARA AGREGAR VALOR AO PRODUTO E O SEU NEGÓCIO. 2018. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/4-acoes-para-agregar-valor-ao-produto-e-o-seu-negocio/. Acesso em: 18 nov. 2021.

LABORATÓRIO, Solum. Seeds. Disponível em: https://www.solumlab.com.br/solum-seeds/. Acesso em: 18 nov. 2021.

PIONEER. Sementes Certificadas. Disponível em: https://www.pioneersementes.com.br/institucional/sementes-certificadas. Acesso em: 18 nov. 2021.

TAVARES, Lizandro Ciciliano et al. Estratégias de marketing na área de sementes. Plant Science, Pelotas, Rs, v. 83, p. 1-9, out. 2016.

Na Solum somos especialistas em análises agronômicas

Fale agora mesmo com nossos consultores.

Consultoria on-line

Leave a Reply