Sem categoria

4 manejos de entressafra para aumentar a produtividade da lavoura

By 19 de abril de 2023 No Comments

Agora que terminamos o ano agrícola 22/23, começa o período entressafra. Nesse período, podemos começar o planejamento de fertilidade para safra 23/24, com isso conseguimos melhorar a fertilidade do solo, aumentar a produtividade e também lucratividade das nossas lavouras. Existem quatro principais manejos que podemos fazer nessa entressafra, que farão total diferença, são eles:

– Amostragem de solo: Supondo que você tenha um pedaço da lavoura que teve menor produção e você esteja desconfiado que seja questão de fertilidade. Se você tem um talhão, pode dividir em dois para saber o que está acontecendo. Se você irá tomar um manejo diferente de fertilidade, ou irá aplicar micronutrientes, se irá melhorar alguma coisa ou se irá fazer uma estratificação de perfil. Talvez uma análise de 20 a 40 para verificar alumínio, saturação por base e tudo mais.

E uma amostragem de solo é um dos manejos fundamentais, correção também. Você fez a amostragem, quando pega o laudo de fertilidade e a análise de solo e pode definir em quais áreas você vai aplicar calcário e quanto de calcário você vai utilizar. Aplicando agora, dará tempo até o início da próxima safra, do calcário reagir e será muito benéfico para o teu solo. 

– Também o planejamento de fertilidade, separar as áreas em talhões e verificar qual fertilizante você irá utilizar em cada área. Se você irá pegar micronutrientes em determinadas áreas, fazer correção de boro, enfim, planejar fertilidade a nível de talhão.

– Cobertura de solo: Se você utilizar uma planta de cobertura para melhorar atributos físicos, químicos, biológicos. Tudo isso será bastante benéfico para o início da próxima safra.

Se você estiver precisando fazer a análise de solo, nós aqui no SolumLab temos esse serviço para você e você ainda pode nos enviar pelos Correios para fazermos essas análises para você, para assim definir adubação, calagem, o manejo completo e profissional de fertilidade para a próxima safra. Clique no link abaixo e fale conosco.

Leave a Reply