AdubaçãoNutrientes

3 passos para fazer uma adubação orgânica de maneira profissional

By 10 de abril de 2023 No Comments

Quando se trata de utilizar adubos orgânicos como estratégia de adubação, é fundamental ter em mente três pontos principais. O primeiro é realizar uma análise de solo, a fim de compreender qual é a condição específica da área, incluindo o nível de fósforo, potássio, cálcio e micronutrientes, além de verificar se é necessário realizar a calagem do solo.

O segundo ponto é a análise do material orgânico, etapa muitas vezes negligenciada. É importante fazer a análise do produto, uma vez que esses materiais disponíveis no mercado apresentam uma grande heterogeneidade. Por exemplo, pode haver uma cama de frango com 1% de nitrogênio, 1% de potássio e 1% de fósforo, enquanto outro produto possui 2% de nitrogênio, 5% de fósforo e 3% de potássio. É importante verificar essas diferenças para determinar o valor comparativo desses produtos em relação aos adubos minerais ou a outros materiais.

Por fim, é importante considerar a estratégia de adubação a ser utilizada, levando em conta fatores como o momento em que o adubo será aplicado, a cultura a ser cultivada e as expectativas de produção. Essa análise pode permitir ajustes mais precisos para alcançar resultados mais satisfatórios.

Aqui na Solum Lab, oferecemos serviços de análise de solo e de materiais orgânicos. Se você possui adubos orgânicos, pode nos enviar para realizarmos um laudo completo, que inclui os resultados de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre. Além disso, é possível enviar também a sua análise de solo pelo correio. Entre em contato conosco pelo link abaixo e fale conosco pelo WhatsApp para saber mais.

Leave a Reply